No Ensino Médio, o estudante consolida seus conhecimentos e valores que lhes garantirá a continuidade de seus estudos.
Para tanto, o Colégio Guidon oferece uma proposta curricular do ensino médio interdisciplinar e transdisciplinar orientada pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos os seguintes objetivos:
I.garantir o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
II.garantir ações que promovam:
a) a integração curricular como estratégia de organização do currículo em áreas do conhecimento que dialoguem com todos os elementos previstos na proposta pedagógica na perspectiva da formação integral do estudante;
b) cultura e linguagens digitais, pensamento computacional, compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, das tecnologias da informação, da matemática, bem como a possibilidade de protagonismo dos estudantes para a autoria e produção de inovação;
c) o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura;
d) a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania
O currículo do ensino médio foi organizado por áreas de conhecimento, de forma a definir competências específicas e se adequar ao atendimento das especificidades de formação dos estudantes:
I. Ciências da Saúde
II. Letramento Digital: Tecnologia e Inovação
III. Argumentação e História
IV. Terra e Cosmos
A oferta de diferentes itinerários formativos deve considerar a realidade local, os anseios da comunidade escolar e os recursos físicos e materiais, de forma a propiciar aos estudantes possibilidades de desenvolvimento de seus projetos de vida e a integração consciente e autônoma na vida cidadã e no mundo digital e do trabalho.
Propicia ao aluno conectar conceitos fundamentais da química inorgânica, da físico-química e da química orgânica até a integração metabólica, ou seja, introduzir conceitos de bioenergética, de bioquímica, de fisiologia animal e humana, de zoologia, de botânica, de genética e de ecologia. Esta abordagem visa, portanto, conectar o estudante a uma construção multidisciplinar de duas grandes áreas do conhecimento, a química e a biologia.
Pretende oferecer aos alunos saberes nos campos da robótica, maker e linguagem computacional, incutindo nos discentes competências nas áreas da automação, programação de computadores, desenvolvimento de softwares e animações. A proposta é preparar cada aluno para as exigências tecnológicas atuais, sejam elas voltadas para o dia a dia ou para o mercado de trabalho.
Tem como proposta potencializar as habilidades e competências linguísticas, através de um domínio sobre o contexto da coletividade da qual se extraem acontecimentos passados e/ou presentes.
A análise crítica da História revela-se, assim, um caminho pedagógico de autoconstrução do sujeito dialógico e diacrônico como integrante e partícipe da formação da sociedade na qual vive.
O amadurecimento intelectual do estudante passa pela edificação de sua noção de alteridade e por um criterioso desenvolvimento de suas percepções sobre como diferentes culturas compreenderam e tentaram resolver os diferentes problemas sociais ao longo do tempo.
A compreensão crítica e lógica dessa multiculturalidade é essencial para o entendimento da diversidade social e para a construção de um cidadão autônomo capaz de enfrentar os desafios próprios ao século XXI.
O domínio dessas áreas do conhecimento só é acessível através de prioridades pedagógicas que têm na argumentação seu eixo interpretativo.
Deve subsidiar o conhecimento das Ciências Exatas e da Terra.
Este campo tem como objetivo capacitar o indivíduo nos conceitos e princípios que regem a natureza e o nosso sistema solar, integrando-o também aos temas que visam equilibrar o desenvolvimento humano, a qualidade de vida e do meio ambiente.
De maneira sistêmica e multidisciplinar, concilia desde as disciplinas básicas da biologia, da física e da matemática às diversas áreas sociais e tecnológicas, fomentando o interesse em estudos de energias renováveis, em educação ambiental, a criação de materiais biodegradáveis e a utilização de inteligência artificial para o combate ao desmatamento. Esse itinerário tem como finalidade despertar o interesse científico do aluno para além dos abordados pela cultura tradicional.
Deseja-se que capacidade técnica se conecte à ótica de sociedades plurais e sustentáveis. Podem ser superados, à luz de uma formação multidisciplinar, muitos dos problemas atuais, como as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente, a escassez hídrica até a mitigação das desigualdades sociais.
A proposta pedagógica do Colégio Guidon visa a promover uma educação de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, criativos e comprometidos com uma sociedade sustentável, justa e solidária.
O Colégio Guidon implementará esforços para tornar-se referência na cidade de Contagem e região metropolitana pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, enfatizando-se baixo custo, tecnologia como linguagem pedagógica e resultados no ENEM.
O Colégio Guidon promove uma educação baseada nos seguintes princípios:
15 a 17 anos
Manhã e tarde
Currículo que prepara o aluno para as profissões do futuro, incluindo orientações
de empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania.
Salas de aula com tecnologias modernas (internet,
lousas eletrônicas,
multimídia, climatização e
assentos confortáveis).
Virtual Labs, que permitem realizar experimentos realistas e sofisticados com os
principais recursos de um
laboratório físico.
Aulas dinâmicas e performáticas ministradas com uso de software de apresentação PREZI que tornam o processo de aprendizagem mais divertido.
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