A BNCC estabeleceu cinco campos de experiência na Educação Infantil. Cada campo serve como guia para os professores, de modo a definir quais são as atividades fundamentais no contexto escolar que a criança precisa vivenciar para se desenvolver.
O eu, o outro e o nós:
Neste primeiro campo de experiência, o objetivo é analisar a relação da criança consigo mesma e com os adultos que a rodeiam, como os pais e os professores. É nesta etapa em que se dá início ao autoconhecimento e à noção de respeito ao próximo.
Corpo, gestos e movimentos: a partir do autoconhecimento adquirido no campo anterior, a criança irá construir, nesta etapa, uma linguagem não verbal como forma de expressão. Por isso, as brincadeiras passam a ser prioridade no desenvolvimento. Dessa maneira, atividade de teatro, dança e música são muito bem-vindas, principalmente para estimular a coordenação motora.
Traços, sons, cores e formas: este campo de experiência dá ênfase aos movimentos culturais e artísticos, de modo a levar a criança a desenvolver o pensamento crítico. Afinal, através do processo de escuta, a criança aumentará seu repertório e, consequentemente, irá escolher aquilo que mais lhe agrada.
Escuta, fala, pensamento e imaginação: o quarto campo de experiência foca na linguagem e na relação dela com a imaginação. A ideia aqui é que as crianças tenham acesso à contação de histórias e o primeiro contato com livros e gêneros literários.
Transformações: o quinto e último campo de experiência trata das questões que servem para entendimento básico da criança. Ou seja, a noção de espaço, para que elas saibam identificar o que está perto ou longe, a sua frente ou atrás; a percepção de tempo, para compreender estações do ano, dia e noite, ontem e hoje. Em relação à quantidade, aqui começam a ser trabalhadas operações matemáticas básicas. Já no quesito transformações e relações, se inicia o trabalho envolvendo a convivência com o próximo e suas diferenças, bem como a observação das mudanças naturais, envolvendo ciência e natureza.
A criança é um ser social que traz uma história e é pertencente a um espaço social que possui um contexto específico, no qual interage, possui linguagem e ocupa um lugar geográfico e, dessa forma, constrói cultura. Diante de suas potencialidades e direitos, a criança precisa explorar seu período da infância com vivências e boas experiências, desenvolver sua oralidade e explorar o mundo através das brincadeiras e das diferentes linguagens. Com essa exploração, ela aprende, observa, se relaciona, questiona, produz sentidos e desenvolve sua identidade, vivendo, ao longo de sua fase criança, muitas infâncias.
4 e 5 anos
Manhã e tarde
Currículo que prepara o aluno para as profissões do futuro, incluindo orientações de empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania.
Salas de aula com tecnologias modernas (internet, lousas eletrônicas, multimídia, climatização e
assentos confortáveis).
Virtual Labs, que permitem realizar experimentos realistas e sofisticados com os principais recursos de um laboratório físico.
Aulas dinâmicas e performáticas ministradas com uso de software de apresentação PREZI.
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