Novos alunos 2025

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Formando as bases para um futuro Brilhante

Ensinos Fundamental 1, Fundamental 2 e Médio com foco no desenvolvimento integral e na formação humana.

Prepare seu Filho para um Futuro de Sucesso no Colégio Guidon

No Colégio Guidon, acreditamos que a base para um futuro brilhante começa com uma educação que une tradição e inovação. Nosso método de ensino, é cuidadosamente estruturado para não apenas atender às exigências acadêmicas, mas também para desenvolver habilidades essenciais para a vida. Com uma proposta pedagógica que integra tecnologia, formação humana e atividades práticas, preparamos nossos alunos para enfrentar os desafios do presente e do futuro com confiança e autono.

Nosso Método de Ensino

Nossa abordagem pedagógica é projetada para desenvolver cada aluno de forma integral.

Selecione uma das etapas abaixo para explorar como estruturamos, integrando conhecimentos acadêmicos, habilidades práticas e valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro:

Fundamental 1

Fundamental 2

Ensino Médio

Invista no potencial do seu filho com o Colégio Guidon

Todos juntos por uma educação inspiradora

Promovemos um ensino de alta qualidade e com grandes resultados.

Depoimentos de quem já vivencia o Colégio Guidon

Estamos no bairro Inconfidentes, em Contagem.

© 2024 Todos os Direitos Reservados Colégio Guidon

ÁREAS DE CONHECIMENTO

a) compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;

b) conhecer e explorar diversas práticas de linguagem artísticas, corporais e linguísticas em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

c) utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos, de forma harmônica e à cooperação;

d) utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo;

e) desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas;

f) compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar por meio das diferentes linguagens, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

a) reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, bem como uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho;

b) identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e atuar no mundo, reconhecendo também que a Matemática, independentemente de suas aplicações práticas, favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito de investigação e da capacidade de produzir argumentos convincentes;

c) compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria,Estatística e Probabilidade) e de outras áreas de conhecimento,sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;

d) fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo que se investigue, organize, represente e comunique informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente,produzindo argumentos convincentes;

e) utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos,sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados;

f) enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões,utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas,esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e dados);

g) agir individual ou cooperativamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, no desenvolvimento e/ou discussão de projetos, que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;

h) interagir com seus pares, de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos, buscando soluções para problemas, de modo que se identifique aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com e eles;

a) compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico;

b) compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de forma que se sinta, com isso, segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,socioambientais e do mundo do trabalho, além de continuar aprendendo e colaborando com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

c) analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles,exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e
criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;

d) avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho;

e) construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista, que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;

f) utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações,produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;

g) conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar,compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e as suas tecnologias;

h) agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia,responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões no tocante a questões científico-tecnológicas e socioambientais e ao respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 

a) compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de maneira que se exercite o respeito à diferença, em uma sociedade plural,além de promover os direitos humanos;

b) analisar o mundo social, cultural e digital, e o meio técnico-científico informacional, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas,considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo;

c) identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de forma que participe efetivamente das dinâmicas da vida social, exercitando a responsabilidade e o protagonismo,voltados para o bem comum e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

d) interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas, com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo,com isso, o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza;

e) comparar eventos ocorridos, simultaneamente, no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes nomes no espaço, e em espaços variados;

f) construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental;

g) utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação, no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, relacionado a localização, distância, direção, duração,simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio Guidon visa promover uma educação de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, criativos e comprometidos com uma sociedade sustentável, justa e solidária.

O Colégio Guidon implementará esforços para tornar-se referência na cidade de Contagem e região metropolitana pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, enfatizando-se baixo custo, tecnologia como linguagem pedagógica e resultados no ENEM.

O Colégio Guidon promove uma educação baseada nos seguintes princípios:

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

a) compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;

b) conhecer e explorar diversas práticas de linguagem artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

c) utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos, de forma harmônica e à cooperação;

d) utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo;

e) desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais,inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas;

f) compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar por meio das diferentes linguagens, produzir conhecimentos,resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

a) reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, bem como uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho;

b) identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e atuar no mundo, reconhecendo também que a Matemática, independentemente de suas aplicações práticas, favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito de investigação e da capacidade de produzir argumentos convincentes;

c) compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria,Estatística e Probabilidade) e de outras áreas de conhecimento,sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;

d) fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo que se investigue, organize, represente e comunique informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente,produzindo argumentos convincentes;

e) utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos,sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados;

f) enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões,utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas,esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas e dados);

g) agir individual ou cooperativamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, no desenvolvimento e/ou discussão de projetos, que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;

h) interagir com seus pares, de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos, buscando soluções para problemas, de modo que se identifique aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com e eles;

a) compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico;

b) compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de forma que se sinta, com isso, segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,socioambientais e do mundo do trabalho, além de continuar aprendendo e colaborando com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

c) analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles,exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e
criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;

d) avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho;

e) construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista, que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;

f) utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações,produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;

g) conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar,compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e as suas tecnologias;

h) agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia,responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões no tocante a questões científico-tecnológicas e socioambientais e ao respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 

a) compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de maneira que se exercite o respeito à diferença, em uma sociedade plural,além de promover os direitos humanos;

b) analisar o mundo social, cultural e digital, e o meio técnico-científico informacional, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas,considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo;

c) identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de forma que participe efetivamente das dinâmicas da vida social, exercitando a responsabilidade e o protagonismo,voltados para o bem comum e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

d) interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas, com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo,com isso, o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza;

e) comparar eventos ocorridos, simultaneamente, no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes nomes no espaço, e em espaços variados;

f) construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental;

g) utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação, no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, relacionado a localização, distância, direção, duração,simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio Guidon visa a promover uma educação de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, criativos e comprometidos com uma sociedade sustentável, justa e solidária.

O Colégio Guidon implementará esforços para tornar-se referência na cidade de Contagem e região metropolitana pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, enfatizando-se baixo custo, tecnologia como linguagem pedagógica e resultados no ENEM.

O Colégio Guidon promove uma educação baseada nos seguintes princípios:

NOVO ENSINO MÉDIO COLÉGIO GUIDON

No Ensino Médio, o estudante consolida seus conhecimentos e valores que lhes garantirá a continuidade de seus estudos.

Para tanto, o Colégio Guidon oferece uma proposta curricular do ensino médio interdisciplinar e transdisciplinar orientada pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos os seguintes objetivos:

I.garantir o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC;

II.garantir ações que promovam:

a) a integração curricular como estratégia de organização do currículo em áreas do conhecimento que dialoguem com todos os elementos previstos na proposta pedagógica na perspectiva da formação integral do estudante;

b) cultura e linguagens digitais, pensamento computacional, compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, das tecnologias da informação, da matemática, bem como a possibilidade de protagonismo dos estudantes para a autoria e produção de inovação;

c) o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura;

d) a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania

O currículo do ensino médio foi organizado por áreas de conhecimento, de forma a definir competências específicas e se adequar ao atendimento das especificidades de formação dos estudantes:

I. Ciências da Saúde

II. Letramento Digital: Tecnologia e Inovação

III. Argumentação e História

IV. Terra e Cosmos

ÁREAS DE CONHECIMENTO

A oferta de diferentes itinerários formativos deve considerar a realidade local, os anseios da comunidade escolar e os recursos físicos e materiais, de forma a propiciar aos estudantes possibilidades de desenvolvimento de seus projetos de vida e a integração consciente e autônoma na vida cidadã e no mundo digital e do trabalho.

Propicia ao aluno conectar conceitos fundamentais da química inorgânica, da físico-química e da química orgânica até a integração metabólica, ou seja, introduzir conceitos de bioenergética, de bioquímica, de fisiologia animal e humana, de zoologia, de botânica, de genética e de ecologia. Esta abordagem visa, portanto, conectar o estudante a uma construção multidisciplinar de duas grandes áreas do conhecimento, a química e a biologia.

Pretende oferecer aos alunos saberes nos campos da robótica, maker e linguagem computacional, incutindo nos discentes competências nas áreas da automação, programação de computadores, desenvolvimento de softwares e animações. A proposta é preparar cada aluno para as exigências tecnológicas atuais, sejam elas voltadas para o dia a dia ou para o mercado de trabalho.

Tem como proposta potencializar as habilidades e competências linguísticas, através de um domínio sobre o contexto da coletividade da qual se extraem acontecimentos passados e/ou presentes.

A análise crítica da História revela-se, assim, um caminho pedagógico de autoconstrução do sujeito dialógico e diacrônico como integrante e partícipe da formação da sociedade na qual vive.

O amadurecimento intelectual do estudante passa pela edificação de sua noção de alteridade e por um criterioso desenvolvimento de suas percepções sobre como diferentes culturas compreenderam e tentaram resolver os diferentes problemas sociais ao longo do tempo.

A compreensão crítica e lógica dessa multiculturalidade é essencial para o entendimento da diversidade social e para a construção de um cidadão autônomo capaz de enfrentar os desafios próprios ao século XXI.
O domínio dessas áreas do conhecimento só é acessível através de prioridades pedagógicas que têm na argumentação seu eixo interpretativo.

Deve subsidiar o conhecimento das Ciências Exatas e da Terra.

Este campo tem como objetivo capacitar o indivíduo nos conceitos e princípios que regem a natureza e o nosso sistema solar, integrando-o também aos temas que visam equilibrar o desenvolvimento humano, a qualidade de vida e do meio ambiente.

De maneira sistêmica e multidisciplinar, concilia desde as disciplinas básicas da biologia, da física e da matemática às diversas áreas sociais e tecnológicas, fomentando o interesse em estudos de energias renováveis, em educação ambiental, a criação de materiais biodegradáveis e a utilização de inteligência artificial para o combate ao desmatamento. Esse itinerário tem como finalidade despertar o interesse científico do aluno para além dos abordados pela cultura tradicional.

Deseja-se que capacidade técnica se conecte à ótica de sociedades plurais e sustentáveis. Podem ser superados, à luz de uma formação multidisciplinar, muitos dos problemas atuais, como as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente, a escassez hídrica até a mitigação das desigualdades sociais.

A proposta pedagógica do Colégio Guidon visa a promover uma educação de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, criativos e comprometidos com uma sociedade sustentável, justa e solidária.

O Colégio Guidon implementará esforços para tornar-se referência na cidade de Contagem e região metropolitana pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, enfatizando-se baixo custo, tecnologia como linguagem pedagógica e resultados no ENEM.

O Colégio Guidon promove uma educação baseada nos seguintes princípios: